Páginas

sábado, 15 de janeiro de 2011

Nossa casa e a procura por emprego

Pra quem ainda não conhece o lugar que tô morando aqui em Aspen, ai vão os dois vídeos que meus amigos fizeram da nossa casa:
Não consegui adicionar o segundo vídeo como o acima, mas ai vai o link: http://www.youtube.com/watch?v=sgqs8KQdfY

Quando chegamos só o João e o Tibia estavam dormindo por aqui, e o Caio ainda não tinha chego. Como só tinham 3 camas, o Tibia teve que dormir no chão. Já não lembro mais a ordem das coisas, mas foi algo como comer, tomar banho e dormir.

O plano incial era aproveitar o dia seguinte pra arrumar as malas, descansar e conhecer a cidade. Mas já na chegada, o João e o Tibia alertaram a gente que não tava fácil arranjar emprego. Diferente do que eu tinha imaginado, onde eu iria andar na rua e ver várias plaquinhas de "contrata-se". Uma falsa imagem que a Intercultural me passou. Então decidimos sair procurando emprego logo no dia seguinte.

Não foi dificil aprender a se virar na cidade. Os ônibus são gratuitos, passam de 20 em 20 minutos e demora menos de 10 minutos pra chegar no centro da cidade. Todas as lojas tem um folder com o mapa. E eu acho que Aspen não deve ser muito maior que a Daniela. A seguir a comparação dos dois mapas.

Distância da onde eu moro até o centro da cidade (2km):
Distância da casa do Clebinho até o Pontal (2km):

No dia seguinte ainda precisávamos entregar o carro no aeroporto de Aspen. Antes fomos no Wallmart mais próximo, em Gleenwood (45 minutos de carro, e 1 hora e 15 de ônibus). As coisas são muito baratas lá, tem até arma pra vender na loja. Compramos tudo lá, almoçamos no Subway, me arrependi, pois tava muito picante. Voltamos pra Aspen, deixamos as compras em casa, abastecemos o carro e entregamos ele bonitinho no aeroporto.

A tarde começamos a procurar emprego. Ai começou o pior período que passei aqui. Foram duas semanas procurando, passamos em vários hóteis, lojas de roupa, restaurantes. A maior empregadora de Aspen, a Skico, que emprega mais de 3000 pessoas na temporada de inverno, não estava mais contratando pessoas com visto J-1 (o meu). Vários lugares diziam que não queriam pessoas que não pudessem ficar até o fim da temporada, que é em abril. Meu visto só permite trabalhar até 15 de março. Entre esses lugares estão os maiores hotéis daqui. Outros lugares disseram que já estavam com a equipe completa, que o período de contração foi em novembro e antes ainda. Com o passar dos dias fui ficando saturado de ouvir essas respostas. Não estava conseguindo nada, nem mesmo uma entrevista. Não sei como funciona no Brasil, pois nunca sai procurando emprego assim, mas aqui eles pedem pra preencher applications, que são questionários sobre experiências profissionais, normalmente pergunta se estou legalmente nos Estados Unidos, se nunca fui acusado de algum crime. E preenchi vários desses. Sempre colocando minha única experiëncia profissional que é com programação de computadores. Enquanto algumas outras pessoas mentiam, dizendo que já tinham trabalhado em lojas no Brasil, em restaurantes.

Ao mesmo tempo que estava dificil pra mim conseguir emprego, estava difícil pra todos os brasileiros que estão por aqui. E não são poucos. Estou morando num conjunto de apartamentos que tem 8 blocos, cada bloco com uns 18 apartamentos, cada apartamento com no minimo 3 pessoas. E essa é uma moradia para trabalhadores da temporada. Chutando mais de 800 pessoas. Era dificil pegar ônibus por aqui sem ouvir português. E normalmente a pergunta era: "E ai, já arranjou alguma coisa?".

No fim da primeira semana chegou o Caio, o quarto morador daqui de casa. Chegou numa sexta a noite, com mais 4 pessoas. Como era sexta de noite, essas 4 pessoas não tinham como alugar um apartamento até a segunda seguinte. Nessa época tinha um bahiano dormindo aqui em casa também. Num espaço que era pra dormir 3 pessoas, nesse apartamento que só tem 1 pia, estavam dormindo 10 pessoas. Um verdadeiro caos de manhã, quando pessoas se maquiavam, faziam a barba, lavavam a louça e faziam comida num mesmo espaço.

Pra terminar esse post, uma foto da tradicional terça em dobro da Domino`s:

2 comentários:

  1. gostei da comparação com a Dani's beach! Boa sorte aí Glauco! =)

    ResponderExcluir
  2. Falta uma comparação partindo da UFSC ou da minha casa =P...é que ai eu entendo mais jajaja...adoro! =@

    ResponderExcluir